Publicidade movimentou R$ 26,3 bi no Brasil em 2024; digital ultrapassa TV


Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)
25/03/2025 14h09
Os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 26,3 bilhões em 2024, segundo o estudo Cenp-Meios, produzido pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).
O que aconteceu
O Cenp anunciou hoje (25) os resultados de seu levantamento anual sobre os investimentos feitos em publicidade no Brasil. Os investimentos em mídia, realizados ao longo de 2024, chegaram a R$ 26,3 bilhões. O número é 12,1% maior do que o apurado em 2023.
Os números de 2024 são históricos: pela primeira vez, os desembolsos em internet superaram os realizados em TV aberta. Segundo o levantamento, o digital agora está na liderança, com 39,8% do total de investimentos. A TV aberta está na 2ª posição, com 36,5%. Em terceiro lugar estão os investimentos em mídia exterior, com 11,8%.
A leitura anual foi realizada com 339 agências, frente a 336 participantes em 2023.
Confira como ficou dividido o investimento publicitário em 2024:
- Internet: R$ 10,46 bilhão (39,8% do total)
- Televisão aberta: R$ 9,61 bilhões (36,5% do total)
- Mídia exterior: R$ 3,11 bilhão (11,8% do total)
- Televisão por assinatura: R$ 1,52 bilhão (5,7% do total)
- Rádio: R$ 1,04 bilhão (4% do total)
- Jornal: R$ 365,7 milhões (1,4% do total)
- Revista: R$ 101,2 milhões (0,4% do total)
- Cinema: R$ 70,8 milhões (0,3% do total)
- Total: R$ 26,3 bilhões
É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade. Ninguém acorda de manhã para ver propaganda. Quem te conecta com as marcas é a publicidade, uma publicidade criativa e memorável. A publicidade é a indústria que movimenta as outras indústrias, é o que faz a roda na economia girar.
Luiz Lara, presidente do Cenp
Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. São dados dos PIs (Pedido de Inserção), executados pelos veículos e consolidados por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
Segundo a entidade, uma série de fatores contribuiu para o crescimento dos investimentos publicitários - em ritmo quase quatro vezes superior ao da expansão do PIB. São eles:
- a chegada de novos anunciantes estrangeiros, com destaque para as montadoras de automóveis chinesas,
- os Jogos Olímpicos de Paris
- o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral.
No ano, as veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido. A região Sudeste concentrou 19,6%, seguida pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%).