IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas continuam pressionadas por temor com Fed; Nikkei avança

31/05/2013 08h14

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 31 Mai (Reuters) - As ações asiáticas continuaram pressionadas enquanto as ações japonesas avançaram nesta sexta-feira, com investidores ainda preocupados sobre se o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, irá diminuir em breve o programa de estímulo que ajudou Wall Street a subir.

No entanto, depois de uma queda expressiva no dia anterior, a Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira (31).

"Falando no geral, nós vamos ficar numa situação em que os mercados vão se orientar para o fim do 'quantitative easing' do Fed finalmente. Nós veremos nós próximos meses nervosismo nos mercados de risco e nos mercados acionários em geral", afirmou o analista-chefe de mercado do CMC Markets em Sydney, Ric Spooner.

O foco imediato para a Ásia será agora os dados econômicos chineses da próxima semana e o relatório de emprego fora do setor agrícola dos Estados Unidos na sexta-feira que vem, disse ele.

As ações australianas tiveram leve queda de 0,08 por cento, depois de tocarem o menor nível em quase dois meses na sessão anterior, enquanto as ações sul-coreanas registraram variação positiva de 0,05 por cento.

O índice japonês Nikkei ofuscou seus pares asiáticos com um ganho de 1,37 por cento, depois de tombar mais de 5 por cento, para o menor nível em cinco semanas na quinta-feira, à medida que exportadores aproveitavam a queda do dólar contra o iene. O Nikkei atingiu a máxima em cinco anos e meio na semana passada.

O mercado recuou 0,41 por cento em Hong Kong, a bolsa de Taiwan teve leve alta de 0,14 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,74 por cento. Cingapura retrocedeu 0,74 por cento.

(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa em Tóquio e Clement Tan em Hong Kong)