BRF muda estrutura e aponta Galeazzi como novo presidente
SÃO PAULO, 14 Ago (Reuters) - O Conselho de Administração da BRF (BRFS3), uma das maiores companhias de alimentos do Brasil (dona das marcas Perdigão e Sadia, entre outras), aprovou mudanças em sua estrutura administrativa e apontou como novo diretor-presidente Claudio Galeazzi, em substituição a José Antônio do Prado Fay, segundo fato relevante divulgado nesta quarta-feita.
As alterações no corpo executivo já são reflexo do chamado "plano de 100 dias", cuja discussão ganhou força após a eleição de Abilio Diniz como presidente do Conselho de Administração da BRF, em abril.
Galleazzi já presidiu a rede Pão de Açúcar anos atrás, quando liderou uma reorganização da companhia, e assumiu um posto de conselheiro na varejista por indicação de Abilio.
Fay ocupava a presidência da BRF desde outubro de 2008, tendo participado das negociações que culminaram na aquisição da Sadia pela Perdigão, que deu origem à BRF.
Ele permanecerá até o final do ano na companhia, atuando em projetos especiais no mercado internacional.
A nova estrutura administrativa, disse a BRF, será matricial e dividida em cinco áreas globais: Marketing e Inovação; Finanças, Administração e RI; Recursos Humanos; Operações; e Planejamento Integrado e Controle de Gestão.
A empresa também terá áreas responsáveis pelas regiões de negócios nos mercados brasileiro e internacional, com foco no aumento de "market share" e no desenvolvimento e expansão das regiões de negócios.
Com a nova organização, duas diretorias foram extintas: a de mercado interno e a de assuntos corportativos, o que resultou na saída dos diretores José Eduardo Cabral e Wilson Mello.
A diretoria executiva estatutária, com mandato até 2015, terá ainda Leopoldo Viriato Saboya, que permaneceu no cargo de diretor vice-presidente de Finanças, Administração e Relações com Investidores.
Os outros diretores são os seguintes: Ely David Mizrahi (Food Services); Luiz Henrique Lissoni (Varejo); Gilberto Orsato (RH); Nilvo Mittanck (Operações); Hélio Rubens (Planejamento Integrado e Controle de Gestão); e Sylvia Leão (Marketing e Inovação).
Programa de aceleração de novos negócios
A companhia informou ainda que foram constituídas quatro frentes de trabalho formadas por executivos da companhia e coordenadas pela consultora Galeazzi & Associados, do novo presidente, visando identificar oportunidades de melhorias para a empresa.
"Com base em dados preliminares ora conhecidos pela administração, a companhia estima que as oportunidades identificadas poderão ser atingidas gradualmente, o que importaria em resultado operacional, caso alcançado, de até R$ 1,9 bilhão por ano, a partir de 2016", afirmou a empresa.
Para que os resultados estimados sejam alcançados, no entanto, "há necessidade de aprovação de investimentos de cerca de R$ 800 milhões nos próximos três anos", acrescentou.
As principais oportunidades de melhorias identificadas residem na geração de demanda; planejamento, que inclui otimização de logística e redução da complexidade na distribuição, entre outros; suporte, com revisão dos escopos de áreas administrativas; e melhorias da produtividade fabril.
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