IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil e Argentina vão criar financiamento para estimular comércio bilateral

21/03/2014 13h35

BRASÍLIA, 21 Mar (Reuters) - Brasil e Argentina vão criar uma linha de crédito para financiar empresários locais com objetivo de impulsionar o comércio bilateral afetado pela forte depreciação cambial no país vizinho, afirmou nesta sexta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.

Os dois países vão assinar acordo em 27 de março e o Brasil espera tornar essa linha de crédito disponível já em abril, segundo Borges.

"O montante (da linha de crédito) será o necessário para que fluxo de comércio seja normal e significativo entre exportadores e importadores dos dois países", disse. A assinatura do acordo ocorrerá durante o encontro anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na Bahia.

De acordo com Borges, a linha de crédito não terá participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No estágio atual das negociações, estão sendo acertadas as garantias que serão oferecidas.

A Argentina é o terceiro parceiro comercial mais importante do Brasil, atrás de China e dos Estados Unidos.

O país atravessa período econômico delicado, com crise cambial devido à escassez de dólares pela fraqueza das exportações, inflação alta, falta de investimento estrangeiro e impossibilidade de se financiar no mercado internacional.

No fim de janeiro, a Argentina flexibilizou o controle cambial para limitar a compra de dólares por parte de poupadores, com investidores se desfazendo dos bônus do país por dúvidas sobre o futuro da economia do país.

A economia argentina frágil provocou queda de 23 por cento nas exportações do Brasil para o país nos dois primeiros meses do ano, com os embarques despencando para 2 bilhões de dólares.

CÂMBIO

O ministro também disse que o dólar mais estável, "na faixa entre 2,30 e 2,40" reais por dólar melhora a competitividade da indústria pelo efeito que tem de reduzir o custo da mão-de-obra.

"A redução em dólar do custo do trabalho contribui para dar fôlego ao setor industrial brasileiro", comentou.

Ele avaliou ainda que o efeito da alta do dólar na balança comercial ocorreu primeiro pela via do encarecimento das importações e pela substituição de fornecedores externos por domésticos e que a próxima fase será na melhora das exportações.

A balança comercial segue castigada pela retração do comércio internacional e pelo saldo negativo da conta petróleo, amargando déficit recorde histórico de 6,2 bilhões de dólares nos primeiros dois meses do ano.

(Reportagem de Luciana Otoni)