IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE injeta dinheiro na frágil economia da zona do euro

05/06/2014 10h28

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta quinta-feira que irá oferecer aos bancos operação de refinanciamento de longo prazo (LTRO, na sigla em inglês) para persuadi-los a emprestar e que estava se preparando para comprar títulos lastreados em ativos no futuro e que descontinuará a esterilização de compras de títulos.

A decisão foi tomada depois de o BCE cortar sua principal taxa de juros para 0,15 por cento e impor taxas de juros negativas em depósito "overnight" dos bancos.

As medidas têm o objetivo de oferecer estímulo à economia da zona do euro, mas não têm o mesmo efeito que um "quantative easing" de larga escala do BCE poderia gerar.

"No exercício do nosso mandato de estabilidade dos preços, hoje decidimos uma combinação de medidas para fornecer acomodação adicional da política monetária e apoiar empréstimos para a economia real", o presidente do BCE, Mario Draghi, em entrevista coletiva.

"Se necessário, vamos agir rapidamente com maior flexibilização da política monetária. O conselho do BCE é unânime em seu compromisso de usar também instrumentos não convencionais dentro de seu mandato caso se torne necessário enfrentar novos riscos de um período prolongado demais de inflação baixa", disse Draghi.

Ele acrescentou ainda que "para todos os efeitos práticos", as taxas de juros tinham alcançado o piso.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 5644-7732)) REUTERS PD AC