IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Revisão de reforma grega deve começar na próxima semana, diz Dombrovskis, da UE

Tony Gentile/Reuters
Imagem: Tony Gentile/Reuters

15/01/2016 11h16

ATENAS (Reuters) - Os credores europeus da Grécia vão, provavelmente, iniciar uma revisão do programa de reformas do país na próxima semana, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, embora as negociações em torno do alívio da dívida que Atenas busca possam demorar meses.

Para iniciar essas negociações a Grécia precisa concluir com sucesso uma primeira revisão das reformas definidas no último verão (no hemisfério norte) com seus credores, sob seu terceiro programa de resgate, que vai incluir tanto o executivo da União Europeia (UE) quanto o Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Estamos prontos para começar a revisão o quanto antes, provavelmente na próxima semana. Mas não estamos estabelecendo nenhum limite de tempo para quando a revisão deve ser concluída", disse Dombrovskis em uma entrevista ao jornal grego Kathimerini publicada nesta sexta-feira (15).

Dombrovskis disse que, para assegurar uma revisão positiva do progresso, a Grécia deve implementar a reforma das aposentadorias, organizar um novo fundo de privatização e encontrar medidas para alcançar o superávit primário de 2016 a 2018.

A Grécia e algumas autoridades da zona do euro disseram que a primeira revisão pode ser concluída no próximo mês, apesar de o presidente do grupo de ministros das Finanças da zona do euro, Jeroen Dijsselbloem, ter dito na quinta-feira ser "mais provável que leve meses do que semanas."

(Reportagem de Angeliki Koutantou em Atenas; reportagem adicional por Michelle Martin e Joseph Nasr em Berlim)