IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC adota tom mais brando em ata do Copom após manter juros em 14,25% ao ano

28/01/2016 09h09

BRASÍLIA, 28 Jan (Reuters) - O Banco Central adotou um tom mais brando em relação à condução da política monetária nesta quinta-feira (28), ao sugerir maior tolerância com a inflação neste ano em meio à elevação das incertezas no cenário externo, com destaque para desaceleração na China e evolução dos preços do petróleo.

Em ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o BC repetiu que vai adotar as medidas necessárias para circunscrever a inflação aos limites de tolerância em 2016, fazendo-a convergir para a meta de 4,5% em 2017.

Mas retirou a menção de que faria isso "independentemente do contorno das demais políticas" e a frase sobre a convergência da inflação "o mais próximo possível de 4,5% em 2016", ambas presentes do documento da reunião anterior do Copom.

Em outra frente, o BC reafirmou que cabe à política monetária manter-se vigilante para que pressões inflacionárias detectadas em horizontes mais curtos não se propaguem para horizontes mais longos, diminuindo o tom em relação à última ata, em que assinalou que a política deveria manter-se "especialmente vigilante".

O documento apontou preocupação com o aumento das incertezas no cenário externo em diversos trechos, indicando, ao mesmo tempo, que em relação ao Brasil, continuam as incertezas sobre a velocidade do processo de recuperação dos resultados fiscais e à sua composição, com o processo de realinhamento de preços relativos tendo se mostrado mais demorado e mais intenso que o previsto.

"As incertezas em relação ao cenário externo se ampliaram, com destaque para a crescente preocupação com o desempenho da economia chinesa e seus desdobramentos e com a evolução de preços no mercado de petróleo", diz a ata.

Na semana passada, o BC manteve a Selic em 14,25% ao ano, patamar que segue inalterado desde julho de 2015, em polêmica decisão tomada em meio a pressões para que não mexesse nos juros devido à forte deterioração da economia, apesar do cenário de inflação elevada. 

A decisão foi tomada por um placar de 6x2, sendo que os votos vencidos eram a favor de uma alta de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros.

Na ata, o BC apontou que para os membros que votaram a favor da manutenção da Selic "faz-se necessário acompanhar os impactos das recentes mudanças nos ambientes doméstico e externo no balanço de riscos para a inflação, o que, combinado com os ajustes já implementados na política monetária, pode fortalecer o cenário de convergência da inflação para a meta de 4,5%, em 2017".

Cenário

Um dia antes da decisão, o presidente do BC, Alexandre Tombini, ressaltou em incomum comunicado que o colegiado levava em conta todas as informações relevantes e disponíveis para sua deliberação, pouco depois de o FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgar uma piora nas previsões econômicas para o país.

A investida guiou uma virada radical na expectativa de economistas. Até então ela apontava, de forma majoritária, para uma alta de 0,5 ponto percentual na taxa básica, diante de comunicações mais recentes da autoridade monetária que reiteraram seu compromisso em manter-se "vigilante" para domar uma inflação que fechou 2015 em 10,67%, mais do que o dobro da meta de inflação, de 4,5%.

Na ata, o BC afirmou que pelo cenário de referência, que considera a manutenção da taxa de câmbio em R$ 4 e a taxa Selic em 14,25% ao ano, houve elevação da projeção para a inflação em relação ao valor considerado na reunião anterior, tanto 2016 quanto para 2017, permanecendo acima da meta de 4,5% em 2016 e ligeiramente acima em 2017.

(Por Marcela Ayres; Edição de Flavia Bohone) 

Entenda o que é a inflação e como ela é calculada

TV Folha