IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras adianta pagamento de parcela do 13º salário, diz sindicato

29/01/2016 19h18

SÃO PAULO, 29 Jan (Reuters) - Os trabalhadores da Petrobras deverão receber metade do décimo terceiro salário no dia 5 de fevereiro, ante uma data habitual no fim do mesmo mês, informou nesta sexta-feira (29) a FUP (Federação Única dos Petroleiros), que negociou essa alteração com a companhia.

Tal procedimento já havia sido adotado no ano passado, informou a FUP.

Segundo a entidade, a Petrobras afirmou, em reunião esta semana com os sindicalistas, que "há receios de que o resultado do quarto trimestre possa impactar negativamente o lucro de R$ 2,1 bilhões acumulado nos três primeiros trimestres" e, portanto, não seria prudente adiantar pagamentos de participação em lucros e resultado (PLR).

A proposta de pagamento adiantado da primeira parcela do décimo terceiro, segundo a FUP, seria uma alternativa para compensar a incerteza sobre o pagamento do PLR.

"Sem esses números [do fechamento do ano], seria errado a gente falar se vai ter ou não PLR", disse à agência de notícias Reuters o diretor de comunicação da FUP, Francisco José de Oliveira. "Os trabalhadores compreendem isso."

A Petrobras não comentou imediatamente o assunto.

(Por Gustavo Bonato; Edição de Eduardo Simões)

Corrupção: Brasil perde posições no ranking da transparência

NE10