IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

HSBC decide manter sede em Londres e rejeita mudança para Hong Kong

Carl de Souza/AFP
Imagem: Carl de Souza/AFP

Rachel Armstrong e Lisa Jucca

15/02/2016 08h07

LONDRES/HONG KONG (Reuters) - A gigante global HSBC Holdings decidiu manter sua sede no Reino Unido, tendo rejeitado a opção de mover de volta seu centro de gravidade para o principal eixo gerador de lucro, Hong Kong, após uma ampla análise de dez meses.

A decisão do Conselho do HSBC, que o banco disse ter sido unânime, dá um impulso ao status de Londres como centro financeiro global, sob ameaça desde a crise financeira de 2008/2009 por conta de regulações mais duras e custos crescentes.

Para Hong Kong, a chance de atrair o maior banco europeu de volta ao seu local de nascimento e ao coração de sua estratégia de crescimento na Ásia foi perdida por enquanto.

"Londres é um dos centros financeiros internacionais líderes no mundo e casa de uma grande quantidade de talentos altamente especializados e internacionais", disse o HSBC em um comunicado no domingo após uma reunião do Conselho em Londres.

"A cidade permanece, portanto, com uma posição ideal para ser a base para uma instituição financeira global como o HSBC".

Analistas estimaram o custo de sair de Londres entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de dólares, uma conta pesada a menos que o HSBC fosse se mudar para obter claras vantagens tarifárias e regulatórias. 

Após compra, Bradesco assume 5 milhões de contas do HSBC

Band Notí­cias