IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Serão anunciadas medidas legislativas e administrativas na terça, diz Meirelles

23/05/2016 11h14

SÃO PAULO, 23 Mai (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que nesta terça-feira (24), "no final da manhã", anunciará medidas de cunho legislativo e administrativo no âmbito fiscal, que incluirão controle das despesas primárias, com foco na eficiência dos gastos públicos.

Meirelles, que participou de evento em São Paulo nesta segunda-feira, não deu mais nenhum detalhe e afirmou que o desafio principal era o diagnóstico da economia e, em seguida, o desenvolvimento das soluções.

Segundo ele, outras medidas de caráter estruturante serão definidas mais tarde, mas que resultarão em aumento da produtividade. Assim, segundo ele, será possível recuperar a confiança das famílias e dos empresários.

Na noite de sexta-feira passada, o governo interino de Michel Temer anunciou que pedirá ao Congresso autorização para fechar 2016 com déficit primário recorde de R$ 170,5 bilhões. A proposta inclui o desbloqueio de R$ 21,2 bilhões em contingenciamentos anunciados na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff. 

Agentes financeiros têm destacado a falta de medidas concretas da nova equipe econômica para tentar colocar novamente a economia nos eixos, abalada pela forte recessão e pelos rombos nas contas públicas.

Meirelles disse ainda que existe número grande de restos a pagar, e ressaltou novamente que a situação é "grave". Segundo seus cálculos, se nada fosse feito na economia, a dívida/PIB do país "facilmente superaria" 80% em alguns anos.

(Reportagem de Erick Noin; Texto de Patrícia Duarte; Edição de Camila Moreira)