Bolsas

Câmbio

Opep e Draghi pesam e mercados fecham em queda

Alistair Smout

LONDRES, 2 Jun (Reuters) - As bolsas da zona do euro devolveram ganhos iniciais nesta quinta-feira depois que a Opep falhou em chegar a um acordo sobre teto de produção para o petróleo e o Banco Central Europeu (BCE) revisou suas projeções de inflação e crescimento apenas ligeiramente para cima.

O índice FTSEurofirst 300 fechou com variação positiva de 0,05 por cento, a 1.350 pontos. O índice de blue chips da zona do euro Euro STOXX 50 fechou em baixa de 0,2 por cento.

Os papéis de petróleo e gás .SXEP ficaram entre as maiores quedas setoriais, com queda de 0,5 por cento, após um delegado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) dizer à Reuters que a Opep não vai mudar sua política de produção.

A perspectiva de preços mais baixos do petróleo complica a tarefa dos bancos centrais no momento em que eles tentam enfrentar a deflação.
O BCE manteve a taxa de juros, como esperado, mas elevou as estimativas de crescimento e inflação para a zona do euro apenas modestamente, menos do que alguns esperavam. 

Dando suporte ao mercado, a Voestalpine VOES.VI subiu mais de 4 por cento. A siderúrgica austríaca registrou lucro líquido para o ano acima das expectativas, ajudada por foco em produtos de alta qualidade que a deixaram menos vulnerável a oscilações de preços e à competição de importações.

Em LONDRES, o índice Financial Times .FTSE recuou 0,10 por cento, a 6.185 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX .GDAX subiu 0,03 por cento, a 10.208 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 .FCHI perdeu 0,21 por cento, a 4.466 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib .FTMIB teve desvalorização de 0,24 por cento, a 17.767 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 .IBEX registrou alta de 0,46 por cento, a 8.957 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 .PSI20 desvalorizou-se 0,01 por cento, a 4.850 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos