IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras afasta gerente-executivo em reforma da área de comunicação

Sergio Moraes/Reuters
Imagem: Sergio Moraes/Reuters

21/07/2016 13h28

RIO DE JANEIRO, 21 Jul (Reuters) - A Petrobras informou nesta quinta-feira (21) que afastou o gerente-executivo de Comunicação e Marcas, Luís Fernando Nery, após iniciar um processo de mudanças na área.

De acordo com a Petrobras, a decisão pelo afastamento se enquadra na visão de que a empresa passará por um processo de renovação de sua comunicação interna, externa e de marcas após a revisão do plano de negócios, o que deve ocorrer até o fim de setembro.

Nery será substituído interinamente pelo chefe de gabinete da presidência da companhia, Antônio Augusto Almeida Faria.

Compra de ingressos no Carnaval

Na mesma nota, a Petrobras respondeu a uma matéria publicada pelo jornal "O Globo", nesta quinta-feira, apontando que a petroleira estatal teria pago milhões de reais em ingressos para o Carnaval de Salvador para presentear políticos.

A Petrobras disse que suspendeu a compra de convites e outras formas de participação no Carnaval da Bahia, mantendo apenas apoio aos blocos afro.

Na nota, a petroleira disse, ainda, que limitou a exigência de contrapartida em ingressos em seus patrocínios e centralizou contratações da área de comunicação para ter maior controle.

A matéria de "O Globo" afirmou que investigações internas da companhia mostraram que, além de gastos com a compra de ingressos, a Petrobras teria direcionado recursos, entre 2008 e 2015, ao trio elétrico fundado por Francisco Alberto Tripodi Filho, primo de Armando Tripodi, chefe de gabinete da presidência da Petrobras na gestão de José Sergio Gabrielli.

A Petrobras não comentou detalhes da matéria do jornal, mas explicou que uma investigação da Comissão Interna de Apuração (CIA), criada com base nos achados de uma auditoria interna, deve ser concluída no fim de agosto.

"Os mecanismos de governança da Petrobras definem que eventuais punições a empregados da empresa devem ser aplicadas após a apuração completa dos fatos", afirmou.

Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras explicou que não há absolutamente nada imputado a Nery nas investigações que ocorrem sobre a compra de ingressos no Carnaval.

A empresa informou que "tomará todas as medidas legais para buscar o ressarcimento de danos, além de encaminhar esse material aos órgãos de investigação competentes para futuras ações na Justiça".

Em meio a uma busca por redução de custos, a Petrobras anunciou no ano passado que cortaria quase pela metade o número de vagas de funcionários que atuavam na área de comunicação da empresa, que era de 1.146 antes dos cortes.

(Por Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)