IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento econômico da zona do euro desacelera no 2º tri

29/07/2016 07h46

BRUXELAS (Reuters) - O crescimento econômico da zona do euro desacelerou no segundo trimestre diante da estagnação na França, enquanto o desemprego permaneceu pouco acima de 10% em junho, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (29).

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que o PIB (Produto Interno Bruto) dos 19 países que usam a moeda única cresceu 0,3% na comparação trimestral no período entre abril e junho, desacelerando ante a expansão de 0,6% no primeiro trimestre do ano.

Na comparação anual, o PIB da zona do euro avançou 1,6%, contra 1,7% no primeiro trimestre.

Previsões dos economistas

A leitura trimestral ficou em linha com as projeções de economistas consultados pela agência de notícias Reuters, enquanto a estimativa para o dado anual era de crescimento de 1,5%.

A Eurostat não publica dados do PIB de países individuais da zona do euro com suas estimativas preliminares, mas a agência de estatísticas da França informou mais cedo que a economia do país estagnou no período.

Em comunicado separado, a Eurostat informou que o desemprego na zona do euro permaneceu em 10,1% em junho, o que significa que 16,3 milhões de pessoas estavam desempregadas naquele mês.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

Como uma tradicional família japonesa foi afetada pelo 'Brexit'

AFP