IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão eleva pelo 4º mês seguido produção de aço

Yuka Obayashi

22/08/2016 13h53

TÓQUIO (Reuters) - A produção japonesa de aço bruto subiu pelo quarto mês consecutivo em julho, puxada por exportações, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Associação de Ferro e Aço do Japão.

No mês passado, a produção de aço bruto do Japão subiu 0,5 por cento sobre um ano antes, para 8,89 milhões de toneladas. Na comparação com junho, houve crescimento de 1,3 por cento.

A expansão ocorre apesar de uma série de sinais econômicos fracos que levantaram dúvidas sobre os esforços do governo japonês em retomar o crescimento do país e encerrar décadas de deflação.

O humor do setor manufatureiro do Japão em agosto caiu ao menor nível desde 2013, ano em que o banco central do país embarcou em uma agressiva campanha de afrouxamento monetário para combater a estagnação da economia.

"Os ganhos no setor siderúrgico foram limitados uma vez que a demanda doméstica por veículos e construção não melhorou muito", disse um pesquisador da Federação de Ferro e Aço do Japão. Ele citou que a produção de laminados a quente caiu pelo 21º mês consecutivo em julho.

"As exportações foram sólidas... graças a uma recuperação nos preços internacionais, mas autoridades da indústria do Japão estão preocupadas que a recente alta do iene possa pesar sobre as vendas externas mais adiante neste ano", acrescentou.