IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Balanço da CCR no 3º tri vem alinhado às expectativas, dizem analistas

Gabriela Mello

04/11/2016 10h19

SÃO PAULO, 4 Nov (Reuters) - O resultado da CCR no terceiro trimestre, divulgado na noite da véspera, veio dentro das expectativas de analistas do setor, confirmando tráfego de veículos mais fraco no período.

Para Bernardo Carneiro e Guilherme Mendes, do Brasil Plural, o balanço sinalizou necessidades de refinanciamento, visto que as dívidas de 5,7 bilhões de reais a vencer em 2017 estão bem acima do caixa de 3,1 bilhões da concessionária ao término de setembro.

Carneiro e Mendes observam, ainda, que o fraco nível da atividade industrial no Brasil e as menores exportações de grãos reduziram em 5,5 por cento o tráfego de veículos no trimestre, mas as concessões mais afetadas não foram as com maior circulação de caminhões, e sim a SPVias e a ViaOeste.

Os analistas da Brasil Plural avaliaram que o fraco tráfego de passageiros no aeroporto de Belo Horizonte deve levar a CCR a recalibrar o contrato, o que possivelmente afetará seu apetite nas próximas licitações de aeroportos.

Rogério Araújo e Lucas Barbosas, do UBS, consideraram os números da CCR sem direção comum, ainda que alinhados às previsões do mercado. Conforme o banco suíço, o tráfego abaixo do esperado foi parcialmente compensado por fortes resultados em novos projetos.

Segundo o UBS, a reação do mercado ao balanço do terceiro trimestre deve ser neutra, mas as perspectivas de crescimento da CCR ainda agradam seus analistas.

A CCR teve lucro líquido 1,15 bilhão de reais no terceiro trimestre, um salto de 366 por cento sobre um ano antes, impulsionado pela conclusão da venda da STP, que opera o serviço de pagamento de pedágios Sem Parar. 

(Edição Alberto Alerigi Jr.)