Multiplan tem queda de 38% no lucro do 4o trimestre
SÃO PAULO (Reuters) - A gestora de shopping centers de alto padrão Multiplan
A empresa teve lucro líquido de 85,16 milhões de reais no quarto trimestre, encerrando 2016 com resultado positivo de 311,9 milhões de reais, queda de cerca de 14 por cento sobre 2015.
A companhia apurou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 239,8 milhões de reais, alta de 5,5 por cento sobre o quarto trimestre de 2015.
Segundo a Multiplan, as despesas com shoppings centers e torres comerciais saltaram 53,6 por cento no quarto trimestre sobre um ano antes, para 42,5 milhões de reais. No ano, a linha teve crescimento de 42,8 por cento, para 144,3 milhões de reais.
No quarto trimestre, a Multiplan concluiu aumento de participação no BarraShopping, no Rio de Janeiro, e também ampliou presença no Morumbi Shopping, em São Paulo, em investimento de cerca de 496 milhões de reais. [nL1N1D20TH]
A companhia afirmou no balanço que as vendas no conceito mesma área (SAS, na sigla em inglês) subiram 2,5 por cento sobre um ano antes, apoiada em melhoria no conjunto de lojas dos empreendimentos.
A inadimplência dos locatários como percentual da receita de aluguel de espaços em seus empreendimentos voltou a cair, encerrando o quarto trimestre em 2,4 por cento em termos brutos ante 3,1 por cento no terceiro trimestre. Porém, seguiu acima do nível do final de 2015, quando o índice apurado foi de 1,9 por cento.
Apesar da melhora no mix de lojas, a taxa de ocupação dos empreendimentos voltou a cair ligeiramente, a 97,3 por cento no quarto trimestre, ante 97,4 por cento nos três meses imediatamente anteriores. Um ano antes, a ocupação estava em 98 por cento.
Com as aquisições, a relação de dívida líquida sobre Ebitda da Multiplan no fim de 2016 subiu para 3,04 vezes ante 2,44 vezes em 2015. A empresa informou que os 600 milhões de reais obtidos no aumento de capital realizado em janeiro deste ano "deve contribuir para a diminuição da alavancagem, criando flexibilidade e gerando recursos para sustentar sua estratégia de crescimento".
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.