IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dúvidas sobre perspectiva para minério de ferro limitam rali em ações da Vale

10/03/2017 19h28

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da mineradora Vale caíram nesta sexta-feira, levando as perdas desde o início de março para mais de 10 por cento, à medida que investidores se inquietaram sobre o impacto de uma possível queda nos preços do minério de ferro para o maior produtor mundial da matéria-prima de aço.

O declínio ressaltou as crescentes preocupações de investidores de que o otimismo sobre os agressivos planos de cortes de gastos e reformas de gestão da Vale, que levaram as ações para uma máxima de quatro anos em 21 de fevereiro, pode ter sido exagerado.

As ações ainda acumulam forte alta neste ano, entre os maiores ganhos da Bovespa. Mas seu recente declínio sugere que o início forte pode estar desacelerando.

"Claramente, investidores estão nos dizendo que os lucros não estão sustentáveis nos níveis atuais e que o minério de ferro está no caminho de uma forte correção", disseram analistas do Banco BTG Pactual liderados por Leonardo Correa em nota enviada a clientes nesta sexta-feira.

As ações preferenciais da Vale caíram mais de 2 por cento nesta sexta-feira, enquanto o Ibovespa teve leve alta.

Executivos da mineradora têm estado altistas sobre os preços do minério de ferro, dizendo que esperam que ele fique na média acima de 80 dólares por tonelada em 2017, comparado com cotação de 86,72 dólares desta sexta-feira no mercado físico na China..

Mas boa parte dos operadores e analistas está convencida de que os preços deverão cair ainda mais à medida que o ano se arrasta, pressionados por preocupações sobre o excedente de produção global de minério de ferro e aço e por fraca demanda da China.

Os futuros do minério de ferro indicam para o quarto trimestre um preço de 68 dólares por tonelada, segundo a BTG Pactual, uma queda de cerca de 20 por cento.

A Vale vendeu ativos não principais e cortou custos para enfrentar a desaceleração na demanda global e a sobrecapacidade na indústria de aço. Ao mesmo tempo, a produção de minério de ferro alcançou uma máxima recorde no ano passado à medida que os preços do minério alcançaram máximas de dois anos.

(Por Bruno Federowski)