IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Suzano fará em abril 4º aumento de preço de 2017 de celulose na China

13/03/2017 10h19

SÃO PAULO (Reuters) - A Suzano Papel e Celulose anunciou nesta segunda-feira que fará o quarto aumento no preço de lista da celulose de eucalipto negociada na China em 2017, para 660 dólares por tonelada.

De acordo com a empresa, o novo preço, que representa uma reajuste de 30 dólares por tonelada, será válido a partir de 1º de abril. "A Suzano entende que os fundamentos de mercado neste momento suportam o anúncio", disse a companhia em nota.

A empresa já havia divulgado aumentos para janeiro, fevereiro e março para todos os mercados em que atua, com executivos da companhia reforçando na teleconferência sobre os resultados do quarto trimestre, no começo de fevereiro, perspectivas favoráveis para o produto.

As rivais Fibria e Eldorado Brasil devem acompanhar o reajuste da Suzano, como é praxe do mercado de celulose após um primeiro novo reajuste. Procuradas, as duas empresas não puderam comentar o assunto de imediato.

"Na nossa visão, a forte demanda chinesa e a longa paralisação da linha 2 da CMPC Guaíba são fatores chave atrás dessa alta de preço", afirmaram analistas Thiago Lofiego e Arthur Suelotto, do Bradesco BBI, em nota a clientes.

"No futuro, contudo, esperamos que essas condições favoráveis percam força, o que deve desencadear um movimento de preços para baixo", escreveram os profissionais, acrescentando que estimam queda de 80 dólares por tonelada em relação aos níveis atuais e preços médios da China em 2017 a 580 dólares.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier)