IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Hong Kong suspende embargo a carnes do Brasil

28/03/2017 13h05

BRASÍLIA (Reuters) - Hong Kong disse nesta terça-feira que suspendeu o embargo às importações de carnes do Brasil, no último movimento nessa direção feito por um grande importador em menos de duas semanas desde a eclosão do escândalo denunciado pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Após o anúncio em 17 de março da operação, que investiga pagamentos de propinas a fiscais sanitários da indústria de carnes, o governo brasileiro bloqueou exportações das 21 fábricas citadas no caso.

Nos dias seguintes, diversos países foram mais longe, embargando todas as importações de carne do Brasil em meio a preocupações de que irregularidades no setor poderiam ser mais generalizadas, gerando riscos à saúde.

No entanto, a maioria desses países agora já suspendeu as proibições temporárias, após uma campanha do governo brasileiro junto a parceiros comerciais para informar os padrões da indústria.

O Centro de Segurança Alimentar de Hong Kong afirmou que liberou as importações brasileiras de carnes após informações das autoridades brasileiras esclarecendo o caso, de acordo com uma declaração em seu site.

    Juntamente com a China, que suspendeu a proibição no último sábado, Hong Kong comprou quase um terço dos 14 bilhões de dólares em exportações de carnes realizadas pelo Brasil no ano passado.

Hong Kong reduziu sua proibição para envolver apenas as 21 plantas brasileiras que estão em investigação pelas autoridades nacionais e expressou confiança nas "rigorosas verificações dos procedimentos de emissão de certificados sanitários internacionais" pelas autoridades brasileiras.

    O ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, disse na véspera que as investigações não encontraram produtos que podem causar mal à saúde, mas admitiu que o país sofrerá para recuperar a confiança do mercado internacional.

(Reportagem de Stephen Eisenhammer)