Bolsas

Câmbio

BC acelera o passo e corta juros em 1 p.p., a 11,25%, e indica que esse ritmo é o adequado

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central cortou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, a 11,25 por cento ao ano, acelerando o ritmo de redução da Selic, em linha com o esperado pelo mercado em meio ao cenário de desinflação difundida e fraca atividade econômica.

"O Comitê considera o atual ritmo adequado, entretanto, a atual conjuntura econômica recomenda monitorar a evolução dos determinantes do grau de antecipação do ciclo", afirmou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em comunicado.

No documento, o BC também elevou a projeção para o IPCA a 4,1 por cento em 2017 pelo cenário de mercado, ante 4,0 por cento no Relatório Trimestral de Inflação, do mês passado. Para 2018, a estimativa permaneceu no patamar de 4,5 por cento.

Em pesquisa Reuters, 46 dos 47 economistas consultados pela Reuters previam que o BC reduziria a Selic em 1 ponto percentual agora, com apenas um vendo corte de 1,25 ponto.

Neste ciclo de afrouxamento monetário, iniciado em outubro, o Copom cortou anteriormente duas vezes a Selic em 0,25 ponto percentual e duas vezes em 0,75 ponto percentual.

(Por Marcela Ayres)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos