IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump propõe alíquota de imposto de 15% para empresas, mostra resumo da Casa Branca

26/04/2017 16h18

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs nesta quarta-feira reduzir a alíquota de imposto corporativo e sobre os lucros das empresas, ao mesmo tempo em que oferece isenções fiscais para os norte-americanos em um esboço de suas metas para a política tributária.

A administração Trump promoveu o plano do presidente — que também propõe elevar o abatimento padrão para indivíduos, revogar o imposto sobre heranças e simplificar a devolução de impostos — como uma proposta histórica, poucos dias antes de Trump alcançar seu 100º dia no governo no sábado.

Mas enquanto republicanos têm desejado há muito tempo cortes de impostos e o partido controla a Câmara dos Deputados e o Senado, a proposta de Trump pode ser intragável para os falcões fiscais do partido. Nela, faltam planos para arrecadação de nova receita e poderia possivelmente adicionar bilhões de dólares ao déficit federal.

O plano foi revelado na Casa Branca pelo Secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, e pelo assessor ecônomico de Trump, Gary Cohn.

Mnuchin chamou as propostas de "princípios fundamentais" que poderiam ser trabalhados junto ao Congresso para produzir um projeto de lei que pode ser aprovado. Respondendo a perguntas, ele disse que o plano se pagaria por meio de crescimento econômico e pelo abatimento de impostos e fechando lacunas.

"Nosso objetivo é tornar os negócios dos Estados Unidos os mais competitivos do mundo", disse ele. "O presidente está determinado a liberar o crescimento econômico para negócios."