IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE deveria discutir em junho estratégia para 2018 e eventual fim de estímulo, diz Nowotny

02/05/2017 08h46

VIENA (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) terá que realizar uma discussão no próximo mês sobre sua estratégia para 2018 e a eventual saída de sua política monetária ultrafrouxa, afirmou o membro do Conselho do BCE Ewald Nowotny em declarações publicadas nesta terça-feira.

Na semana passada o BCE afirmou que as perspectivas para a economia da zona do euro melhoraram mas que o momento para retirar o estímulo ainda não chegou, resistindo à pressão de países como a Alemanha para começar a reduzir seu programa de compra de ativos de 2,3 trilhões de euros.

"Na reunião (do BCE) de junho teremos que discutir a estratégia futura, a estratégia para o começo de 2018", disse Nowotny ao jornal Die Presse.

"Está claro que o programa (de compra de ativos) tem sido e é um sucesso. Mas por outro lado também está claro que ele não deve se tornar um instrumento permanente...Esse é o desafio que enfrentamos", completou.

A próxima reunião do BCE é em 8 de junho e a maioria dos analistas espera uma mudança na orientação do banco e possivelmente a eliminação de seu viés de mais afrouxamento monetário. Mas nenhuma decisão sobre medidas reais deve ser tomada antes de setembro.

(Por François Murphy e Shadia Nasralla)