IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC aumenta intervenção no mercado de câmbio em ação conjunta com Tesouro

18/05/2017 18h59

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central decidiu nesta quinta-feira aumentar a intervenção no mercado de câmbio, numa atuação em conjunto com o Tesouro Nacional nas próximas três sessões, diante da forte alta do dólar ante o real.

O BC vai ofertar 40 mil novos contratos de swap cambiais tradicionais -- equivalentes à venda futura de dólares -- em cada um dos leilões que fará nos dias 19, 22 e 23 de maio. Cada oferta compreende 2 bilhões de dólares. Nos mesmos dias, o Tesouro anunciou leilões extraordinários por causa da volatilidade no mercado.

Para sexta-feira, o BC também anunciou que ofertará 8 mil papéis para a rolagem dos swaps que vencem em junho, dando sequência à uma estratégia iniciada nesta semana. Segundo o BC, o valor do vencimento em junho é equivalente a 4,435 bilhões de dólares. Se mantiver até o fim do mês o mesmo ritmo de oferta de swaps nos próximos dias e vendê-los na íntegra, o BC vai rolar integralmente esses contratos

"O Banco Central permanece atento às condições de mercado e, sempre que julgar necessário, poderá realizar operações adicionais de swap", informou a instituição por meio de nota.

Nesta quinta-feira, o dólar avançou 8,15 por cento, a 3,3890 reais na venda, maior alta desde o início de 1999, quando houve a maxidesvalorização do câmbio.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)