IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Elétrica italiana Enel vê momento difícil, mas mantém interesse no Brasil

18/05/2017 13h13

Por Luciano Costa

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A elétrica italiana Enel acredita que o Brasil vive um momento difícil, mas que será superado em algum momento, o que faz a companhia não reduzir seu interesse em expandir investimentos locais mesmo em meio a um agravamento da crise política após novas denúncias contra o presidente Michel Temer.

O presidente do conselho da Enel Brasil, Mario Santos, disse à Reuters nesta quinta-feira que a América Latina é uma das prioridades da companhia, e nessa região o Brasil é o principal país de destaque para os aportes.

"O grupo entende o Brasil como uma oportunidade, e está sempre interessado em oportunidades que gerem valor. Essa tempestade com certeza será equacionada e a situação voltará ao normal... há instabilidade, mas os fundamentos do Brasil permanecem", afirmou.

A Enel venceu o primeiro leilão de privatização no setor elétrico realizado no governo Temer, em novembro passado --a venda da distribuidora de energia goiana Celg-D pela Eletrobras--, ao apresentar uma proposta de 2,2 bilhões de reais pela empresa, a única no certame.

A companhia também investe fortemente em geração renovável no Brasil e já revelou interesse de buscar mais aquisições em distribuição de energia no país, à medida que o governo avançasse com um plano de vendas de ativos pela Eletrobras.

"Como diz nosso CEO sempre, o país está passando um momento difícil, mas graças à maturidade das instituições isso sempre se resolve", disse Santos, em conversa nos bastidores de evento de energia no Rio de Janeiro.

O executivo comentou ainda que a Enel tem visto com bons olhos as medidas do governo Temer para o setor elétrico, incluindo planos para uma reforma nas regras do setor. Segundo ele, a companhia acredita que poderia colaborar nesse processo, por já ter participado de revisões da regulamentação em outros países nos quais o grupo possui investimentos.

(Por Luciano Costa)