IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kaplan, do Fed, diz que será paciente ao avaliar a inflação

22/05/2017 14h17

(Reuters) - Com o bom progresso das duas metas do Federal Reserve de inflação estável e pleno emprego, o banco central norte-americano deve continuar aumentando a taxa de juros e começar a cortar seu gigantesco balanço antes do fim do ano, disse o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, nesta segunda-feira.

Mas em uma ressalva conforme o Fed se dirige para a reunião de meados de junho, Kaplan sugeriu que ainda não está pronto para declarar vitória sobre a inflação, particularmente diante de leituras mais fracas de inflação em março e abril.

"Estou ciente de que o progresso em direção ao nosso objetivo de inflação de 2 por cento foi lento e, às vezes, irregular", disse Kaplan em um artigo divulgado pelo banco na segunda-feira, que repete muitos dos seus comentários recentes sobre as perspectivas para a economia e a política.

"Eu pretendo ser paciente na avaliação crítica dos próximos dados para avaliar se continuamos a progredir em alcançar nosso objetivo de inflação."

Kaplan, um dos votantes sobre a política monetária neste ano, é visto muitas vezes como um bom termômetro do ponto de vista da liderança do Fed sobre a política monetária. Com a inflação ainda fora da meta de 2 por cento do Fed, alguns integrantes do banco central norte-americano estão preocupados com a continuidade do aumento da taxa de juros e com o risco de parar esse progresso em andamento.

Kaplan reiterou sua visão de que deixar taxa de juros num patamar baixo por muito tempo é arriscado, e que o desemprego, em 4,4 por cento em abril, está muito próximo de sua visão de pleno emprego.

"Continuo a acreditar que três aumentos de juros para 2017, incluindo o aumento de março, é um cenário apropriado para o curto prazo", disse Kaplan.

O processo deve ser "gradual e paciente" e o ritmo pode ser mais acelerado ou mais lento se as condições econômicas melhorarem ou piorarem mais do que o esperado, ele afirmou.

Enquanto isso, o balanço do Fed de 4,5 trilhões de dólares, que está empurrando para baixo as taxas de longo prazo, deve ser encolhido gradualmente, começando, disse ele, "em algum momento neste ano".

(Por Ann Saphir)