Mercado de seguro digital ainda demora para se desenvolver, diz Allianz
FRANKFURT (Reuters) - O pequeno mercado de seguros para ameaças digitais tem se desenvolvido mais lentamente que o esperado, disse um membro do conselho do grupo segurador alemão Allianz nesta sexta-feira.
O mercado de ciberseguro na Europa atualmente tem um volume de prêmios de cerca de 200 milhões de euros, disse Axel Theis, membro do conselho da Allianz responsável por seguros de imóveis e contra danos, à Reuters. A participação da companhia no setor é de cerca de 50 milhões de euros.
"Eu achava que este mercado cresceria mais rapidamente e mais agressivamente que isso", disse Theis.
Mas a recente disseminação global do vírus WannaCry ressaltou os riscos da ameaça digital para empresas e Theis comentou que "agora o mercado está acelerando".
Uma típica apólice de ciberseguro pode proteger companhias contra extorsão promovida por vírus do tipo "ransomware", que bloqueiam o acesso a sistemas e cobram quantias financeiras para a liberação. A apólice também pode cobrir custos de investigação e também pagar o resgate dos sistemas.
Em entrevista à Reuters em meados deste mês, o coordenador da subcomissão de linhas financeiras da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Gustavo Galrão, afirmou que seguros contra cibercrimes também são um mercado pequeno no Brasil, com 40 a 50 apólices por ano.
"Nos próximos anos, o mercado poderá crescer rapidamente no mundo para 20, 30 ou 40 bilhões de euros", disse Theis. "Quanto mais clientes tivermos, maior a cobertura que poderemos oferecer."
(Por Alexander Huebner e Tom Sims)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.