BCE mantém política monetária mas retira referência a cortes de juros
TALLINN (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) manteve sua política de estímulo agressivo nesta quinta-feira, retirou uma referência a possíveis cortes de juros, movimento inesperadamente "hawkish" no momento em que o crescimento da zona do euro acelera.
"O Conselho espera que as principais taxas de juros do BCE permaneçam nos níveis atuais por um período prolongado de tempo, e bem além do horizonte das compras de ativos", disse o BCE, referendo uma referência antiga a juros mais baixos.
O BCE segue em curso para comprar 2,3 trilhões de euros em títulos e está cobrando os bancos por manterem seu dinheiro em excesso via juros negativos, em uma tentativa de levar a inflação na zona do euro até sua meta de pouco abaixo de 2 por cento.
Mesmo que o aumento dos preços tenha se estabilizado acima de 1 por cento, o BCE tem relutado em apertar sua política monetária, cauteloso de que a recuperação recente se deve principalmente aos preços da energia, enquanto o crescimento dos salários permanece fraco.
Nesta quinta-feira, o BCE também afirmou que as compras de ativos, que foram reduzidas em um quarto para 60 bilhões de euros por mês a partir de abril, podem ser elevadas ou prorrogadas se as perspectivas para a zona do euro se tornarem menos favoráveis.
O BCE manteve a taxa de depósito, sua principal ferramenta de juros, em -0,40 por cento.
A principal taxa de refinanciamento, que determina o custo do crédito na economia, permaneceu em zero, enquanto a taxa de empréstimo continua em 0,25 por cento.
(Por Francesco Canepa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.