IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

JBS nomeia Marcelo Proença para o cargo de diretor global de compliance

14/06/2017 10h20

SÃO PAULO (Reuters) - A JBS nomeou Marcelo Proença para o cargo de diretor global de compliance, como parte dos esforços para melhorar as práticas de governança da companhia, informou a empresa de alimentos em comunicado nesta quarta-feira, após a delação de atos ilícitos por executivos do grupo.

A diretoria de compliance responderá diretamente ao conselho de administração da JBS.

De acordo com o comunicado da empresa, Proença é advogado, mestre e doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde atua como professor de Direito Comercial. Ele também é professor nos cursos do GVLaw, da Fundação Getúlio Vargas.

Ainda conforme a nota da JBS, o conselho de administração da empresa contratou o escritório White & Case LLP para apoiar o comitê de governança na supervisão do desenvolvimento e implementação de um programa de compliance.

"Esses são apenas os primeiros passos porém também fundamentais em nosso propósito de elevar o nível de governança da JBS e fazer com que essa companhia se torne uma referência global em governança", afirmou o presidente do conselho da JBS e do comitê de governança, Tarek Farahat, no documento.

Em 18 de maio, executivos da JBS e da controladora J&F Investimentos anunciaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, após a divulgação do áudio de conversa entre o sócio do grupo Joesley Batista com o presidente Michel Temer.

A delação foi sucedida por um acordo de leniência assinado em 31 de maio entre procuradores do MPF e representantes da J&F, na qual a empresa se compromete a pagar multa recorde de 10,3 bilhões de reais por atos praticados por empresas controladas pela holding.

Paralelamente, a JBS é alvo de vários processos administrativos abertos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os papéis da companhia subiam cerca de 1 por cento nos primeiros negócios na bolsa paulista nesta quarta-feira.

(Por Gabriela Mello)