JBS nomeia Marcelo Proença para o cargo de diretor global de compliance
SÃO PAULO (Reuters) - A JBS nomeou Marcelo Proença para o cargo de diretor global de compliance, como parte dos esforços para melhorar as práticas de governança da companhia, informou a empresa de alimentos em comunicado nesta quarta-feira, após a delação de atos ilícitos por executivos do grupo.
A diretoria de compliance responderá diretamente ao conselho de administração da JBS.
De acordo com o comunicado da empresa, Proença é advogado, mestre e doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde atua como professor de Direito Comercial. Ele também é professor nos cursos do GVLaw, da Fundação Getúlio Vargas.
Ainda conforme a nota da JBS, o conselho de administração da empresa contratou o escritório White & Case LLP para apoiar o comitê de governança na supervisão do desenvolvimento e implementação de um programa de compliance.
"Esses são apenas os primeiros passos porém também fundamentais em nosso propósito de elevar o nível de governança da JBS e fazer com que essa companhia se torne uma referência global em governança", afirmou o presidente do conselho da JBS e do comitê de governança, Tarek Farahat, no documento.
Em 18 de maio, executivos da JBS e da controladora J&F Investimentos anunciaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, após a divulgação do áudio de conversa entre o sócio do grupo Joesley Batista com o presidente Michel Temer.
A delação foi sucedida por um acordo de leniência assinado em 31 de maio entre procuradores do MPF e representantes da J&F, na qual a empresa se compromete a pagar multa recorde de 10,3 bilhões de reais por atos praticados por empresas controladas pela holding.
Paralelamente, a JBS é alvo de vários processos administrativos abertos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Os papéis da companhia subiam cerca de 1 por cento nos primeiros negócios na bolsa paulista nesta quarta-feira.
(Por Gabriela Mello)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.