Bolsas

Câmbio

Prévia da confiança da indústria no Brasil aponta para junho menor nível desde fevereiro, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) apontou piora em junho para o menor nível desde fevereiro, em meio à crise política e com deterioração das expectativas, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Após três altas seguidas, a preliminar do ICI recuou 2,3 pontos, atingindo 90 pontos neste mês, o que seria o menor nível desde os 87,8 pontos registrados em fevereiro.

A interrupção da recuperação da confiança no setor deve-se principalmente à piora nas perspectivas, com o Índice de Expectativas (IE) caindo 3,2 pontos, para 92,5 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA) também indica piora, com queda de 1,3 ponto, para 87,7 pontos.

A prévia do Nível de Utilização da Capacidade Instalada, por sua vez, mostra queda de 0,1 ponto percentual, chegando a 74,6 por cento.

O país vive momentos de incerteza diante da forte crise política, com o presidente Michel Temer sendo investigado por suspeita de obstrução de Justiça, organização criminosa e corrupção passiva.

Em abril, a produção industrial brasileira havia subido 0,6 por cento na comparação com o mês anterior, porém ainda insuficiente para garantir que já estava havendo recuperação mais consistente da atividade no início do segundo trimestre, segundo dados do IBGE.

(Por Thaís Freitas)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos