IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDESpar quer revisar composição no conselho de administração da JBS, diz Rabello de Castro

26/06/2017 14h27

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente BNDES, Paulo Rabello de Castro, confirmou nesta segunda-feira (26) que o braço de participações do grupo, o BNDESPar, pediu a convocação de uma assembleia extraordinária de acionistas da JBS para discutir eventual saída de membros da família controladora Batista do conselho e da diretoria da empresa.

"O ideal é que a companhia esteja completamente profissionalizada", disse Castro a jornalistas após lançar um portal do BNDES para empréstimos a micro e pequenas empresas em evento em São Paulo.

Na última quinta-feira (22), a agência de notícias Reuters publicou, citando fontes, que o BNDESPar havia pedido convocação de assembleia geral para discutir o afastamento definitivo da família Batista da direção e do conselho de administração da empresa.

Em maio, os irmãos Joesley e Wesley Batista renunciaram aos postos de presidente e vice-presidente do conselho da JBS, após formalização de acordos de delação premiada de executivos da J&F com o Ministério Público.

Além disso, a controladora J&F, que detém cerca de 42% da JBS, fechou acordo de leniência, com pagamento de multa recorde de R$ 10,3 bilhões.

Wesley foi substituído por seu pai, José Batista, na vice-presidência do conselho, e seguiu como membro do colegiado e como presidente-executivo da companhia.

Para Castro, o pedido de assembleia não é uma perseguição pessoal, mas o dever de um acionista de defender seus interesses na companhia. A BNDESPar tem 21,3% na JBS.

Desde a véspera da deflagração da operação Carne Fraca da Polícia Federal, que investiga uma esquema em corrupção envolvendo frigoríficos com fiscais agropecuários, no dia 17 de março até a sexta-feira passada (23), as ações da JBS já caíram 47,6%. No período, o Ibovespa recuou 7,1%.

Nesta segunda, a ação da empresa recuava 1,6% às 15h57, enquanto o Ibovespa avançava 1,85%.

De acordo com o presidente do BNDES, o encontro pedido pela BNDESPar e outros minoritários busca avaliar como a maior processadora de carnes do mundo está enfrentando reagindo o cenário atual de crise de crédito e tomando as medidas para aumentar a profissionalização da empresa.

"Queremos uma requalificação na diretoria e no conselho de administração da companhia", disse Castro. "Manter o valor da companhia é nossa obsessão e todas as medidas para conseguir isso serão tomadas".

Ele adicionou que ainda não há uma data prevista para a assembleia geral, que pode acontecer nas próximas semanas.

(Por Aluísio Alves)

Delator da JBS aponta pagamentos de R$ 15 milhões a Temer

UOL Notícias