IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA estão considerando medidas de larga escala para combater dumping de aço

27/06/2017 16h52

BERLIM (Reuters) - Os Estados Unidos não terão escolha se não recorrer a medidas de "larga escala" para combater o dumping de aço se seus parceiros não ajudarem a encontrar uma solução comum para o problema, disse o Secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, nesta terça-feira.

Ross, falando via transmissão ao vivo para um evento econômico em Berlim promovido pela chanceler alemã Angela Merkel, disse que mesmo que países que não são fontes diretas de dumping podem enfrentar dificuldades nessas circunstâncias.

Ele não especificou o tipo de medida de ampla escala que o presidente Donald Trump adotaria para enfrentar o excesso de capacidade no setor siderúrgico, um problema importante para um governo que diz que quer tornar mais justos os laços comerciais dos EUA.

"Se o presidente Trump tomar medidas contra dumping, será com a esperança de provocar uma solução coletiva por nações importadoras", disse Ross aos membros do partido conservador União Democrata Cristã (CDU) de Merkel antes que seu discurso fosse interrompido.

Um moderador explicou que Ross, que cancelou a viagem planejada para a Alemanha por causa de uma reunião de emergência na Casa Branca, passou do tempo de 10 minutos que lhe foi concedido.

(Reportagem de Joseph Nasr)