Bolsas

Câmbio

Petrobras

Petrobras coloca à venda ativos no Paraguai e inicia divulgação

Por Luciano Costa

  • Antonio Lacerda/Efe

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Petrobras colocou à venda seus negócios no Paraguai e iniciou a etapa de divulgação da oportunidade de desinvestimento nesta sexta-feira (7), segundo fato relevante da companhia.

A petroleira brasileira tem promovido um programa de desinvestimentos e parcerias para reduzir sua dívida, com o qual pretende levantar US$ 21 bilhões no biênio 2017/2018.

As vendas de ativos já envolveram, entre outros negócios, algumas operações na América Latina, como a totalidade da participação da companhia na Petrobras Argentina e na Petrobras Chile.

Segundo a petroleira, o objetivo agora é alienar integralmente suas participações acionárias nas empresas Petrobras Paraguay Distribución, Petrobras Paraguay Operaciones y Logística e Petrobras Paraguay Gas.

A Petrobras atua no Paraguai no mercado de distribuição e comercialização de combustíveis, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e lubrificantes, com uma rede de 197 estações de serviços e 113 lojas de conveniência.

A presença no Paraguai também inclui atuação no segmento de aviação, com operação em três aeroportos, e junto a grandes consumidores, sendo a maior distribuidora de combustíveis do país. Em logística, ela conta ainda com um terminal próprio de distribuição na cidade de Villa Elisa.

Segundo "teaser" divulgado pela Petrobras sobre a oportunidade de desinvestimento, o processo de seleção dos potenciais investidores buscará empresas que atuem no setor de distribuição de combustíveis, grupos econômicos locais, tradings de commodities com ao menos um escritório na América do Sul e investidores financeiros.

Os interessados devem manifestar interesse até 24 de julho para ter acesso a informações técnicas, legais e financeiras do negócio.

"A transação em potencial oferece às partes interessadas uma oportunidade única de obter acesso ou fortalecer sua presença em um dos mercados mais promissores da América Latina através de uma plataforma de classe internacional", afirma a Petrobras no material divulgado sobre a transação.

Basta cavar para achar petróleo?

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos