Índice acionário de blue-chips da China termina na máxima de 18 meses

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários chineses terminaram sem direção comum nesta terça-feira, como índice de blue-chips atingindo nova máxima de 18 meses uma vez que os investidores buscaram empresas com fundamentos sólidos, enquanto pequenas empresas ampliaram a queda diante das expectativas de mais emissões de ações.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve alta de 0,48 por cento, enquanto o índice de Xangai caiu 0,29 por cento.

O índice que acompanha as 50 principais blue-chips de Xangai avançou 0,8 por cento, para a máxima de 20 meses, com os investidores ainda buscando blue-chips com fundamentos sólidos. Isso segue-se à decisão do MSCI de incluir 222 grandes empresas da China em seu principal índice.

Já o índice de start-ups ChiNext perdeu 1,1 por cento após recuo de 1,8 por cento na segunda-feira, com 12 ações de pequenas empresas despencando o limite de 10 por cento. As pequenas empresas têm enfraquecido depois que o regulador aprovou mais ofertas públicas iniciais de ações no fim de semana.

No restante da Ásia os mercados ampliaram os ganhos, com os investidores aguardando o depoimento da chair do banco central norte-americano, Janet Yellen, em busca de pistas sobre quando o Federal Reserve vai apertar a política monetária.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,73 por cento às 7:14 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,57 por cento, a 20.195 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,48 por cento, a 25.877 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,29 por cento, a 3.203 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,48 por cento, a 3.671 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,58 por cento, a 2.396 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,22 por cento, a 10.415 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,85 por cento, a 3.218 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,08 por cento, a 5.728 pontos.

(Reportagem de Luoyan Liu, John Ruwitch e Lisa Twaronite)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos