IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EXCLUSIVO-Votorantim Metais busca IPO em Toronto avaliada em US$4 bi, dizem fontes

12/07/2017 08h35

Por John Tilak e Guillermo Parra-Bernal

TORONTO/SÃO PAULO (Reuters) - A Votorantim Metais, uma das maiores produtoras de metais básicos da América Latina, está buscando levantar 750 milhões de dólares em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em Toronto que pode avaliar a companhia em 4 bilhões de dólares, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

A companhia sediada em São Paulo, conhecida como VMH, pretende precificar a oferta entre setembro e dezembro, disseram as fontes. A operação deve permitir à controladora Votorantim SA liberar recursos para financiar investimentos em outras áreas, acrescentaram. O conglomerado tem dívida de cerca de 15 bilhões de reais.

Segundo uma das fontes, a VMH completou um plano de três estágios de preparação para o IPO que durou quase três anos. A Votorantim SA e a VMH contrataram quatro bancos de investimento internacionais para assessorarem a operação, disseram as fontes sem revelar os nomes.

Procurada, a Vororantim Metais disse que não comentaria rumores de mercado. "As avaliações de opções estratégicas visando o melhor interesse da Companhia e de seus acionistas são constantes, porém não tratamos de nossos planos, possibilidades ou seu contexto temporal”, informou em nota.

O IPO dará à VMH acesso a uma ampla base de investidores que apostam na recuperação de longo prazo dos preços do zinco, cobre, chumbo e prata.

OFERTAS

A VMH é a mais recente em uma lista de empresas brasileiras que estão buscando IPOs nos próximos meses para reequilibrarem suas estruturas de capital e abrirem caminho para futuras expansões.

Depois de considerar tanto Nova York quanto Toronto, a VMH optou pela bolsa de valores canadense (TSX) por causa da experiência dela em IPOs relacionados a mineração, disseram as duas fontes. A TSX tem mais mineradoras listadas que qualquer outra bolsa de valores.

Com presença no Brasil e Peru, onde detém o controle da Cia Minera Milpo, a VMH opera cinco complexos industriais em Minas Gerais e em Cajamarquilla, no Peru. A VMH também tem escritórios comerciais em Houston e Luxemburgo.

No ano passado, investimentos em zinco e produtos relacionados representaram 11 por cento do investimento da Votorantim de cerca de 3 bilhões de dólares. Estes investimentos incluem esforços para ampliar a vida útil da mina Vazante no Brasil por mais 10 anos.

Em abril, fontes disseram à Reuters que Morgan Stanley, JPMorgan Chase e Bank of America estavam disputando direito para assessorarem o IPO da VMH.