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GPA tem alta de 9% em receita líquida de varejo alimentar no 2º tri

12/07/2017 11h46

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do país, teve alta de 9 por cento na receita líquida total da divisão de varejo alimentar no segundo trimestre ante igual período de 2016, para 10,7 bilhões de reais.

A empresa, controlada pelo francês Casino, atribui o desempenho à expansão "consistente" das vendas do Assaí.

A receita líquida trimestral da rede de atacarejo subiu 29,2 por cento na comparação anual, para 4,27 bilhões de reais, conforme a alta dos volumes vendidos compensou o efeito da desaleceração da inflação.

As ações preferenciais do Pão de Açúcar reduziram o ritmo de alta observado na abertura e subiam cerca de 0,2 por cento por volta das 11:40, cotadas a 66,55 reais.

Na divisão multivarejo, que contempla as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, houve queda de 1,5 por cento na receita líquida trimestral, para 6,39 bilhões de reais. "O desempenho foi negativamente afetado pelos fechamentos de lojas que serão convertidas em Assaí, e também pela tendência acelerada de queda da inflação das categorias de alimentos", esclareceu a empresa.

No quesito vendas mesmas lojas, o GPA reportou avanço de 5,4 por cento no varejo alimentar, com elevação de 13,5 por cento na rede Assaí e de 1,2 por cento no multivarejo.

No segundo trimestre, a companhia inaugurou quatro lojas da bandeira Assaí, três por meio de conversões e uma orgânica. Outras 4 unidades estão em fase de construção e 11 em processo de conversão, informou o GPA. Também foram abertas duas unidades do formato Minuto Pão de Açúcar entre abril e junho deste ano.

Para 2017, a meta da varejista é converter 16 lojas Extra Hiper em Assaí.

ACUMULADO

No primeiro semestre, a receita líquida total em varejo alimentar do GPA cresceu 9,2 por cento ano a ano, para 21,2 bilhões de reais.

As vendas líquidas totais da rede Assaí subiram 29 por cento na mesma base, somando 8,3 bilhões de reais, enquanto as do multivarejo caíram 0,6 por cento, para 12,9 bilhões de reais.

No quesito mesmas lojas, as vendas da bandeira Assaí subiram 13,2 por cento, e as do multivarejo aumentaram 1,6 por cento em relação ao primeiro semestre do ano passado.