IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor de serviços cresce 0,1% em maio

Camila Moreira

13/07/2017 09h02

O setor de serviços brasileiro reduziu com força o ritmo de crescimento em maio, ficando praticamente estável e abaixo do esperado, em meio à intensa crise política que afeta o governo do presidente Michel Temer.

O volume de serviços registrou alta de 0,1% em maio sobre o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13), após ter avançado 1% em abril. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,5%.

Sobre maio de 2016, o volume de serviços teve queda de 1,9%, contra expectativa de baixa de 1,6%. Entretanto, essa foi o menor recuo desde abril de 2015.

Segundo o IBGE, o destaque no mês foram Outros Serviços, com aumento de 6,2%, seguidos pela alta de 2,4% de Serviços profissionais, administrativos e complementares.

Na outra ponta, os setores de Serviços de informação e comunicação e o de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, terminaram maio com quedas respectivamente de 0,3% e 0,2%.

Já o agregado especial das atividades turísticas teve retração de 2,6% na comparação mensal, segunda queda seguida.

O setor de serviços está sofrendo com a elevada taxa de desemprego, que afeta diretamente a renda da população, mesmo com o cenário de inflação cada vez mais fraca e juros em queda.

Crise política

O cenário macroecônomico também foi afetado, a partir de meados de maio, pela forte crise política desencadeada após delações de executivos do grupo J&F que levaram à denúncia por crime de corrupção passiva contra Temer.

O indicador de confiança do setor de serviços apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou em junho a maior queda em um ano e nove meses, indicando que a atividade do setor permanecerá fraca.

(Edição de Patrícia Duarte)