IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão eleva previsões para consumo, despesa de capital e investimento em habitação em 2017

14/07/2017 10h43

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão elevou nesta sexta-feira suas previsões de crescimento para o consumo privado, despesas de capital e investimento em habitação para o atual exercício fiscal conforme a demanda interna ganha força.

O governo manteve sua previsão geral para o crescimento do Produto Interno Bruto no ano fiscal de 2017, que começou em abril, devido a uma queda esperada em inventários e a um crescimento ligeiramente menor nas despesas fiscais.

O governo também previu um aumento de 1,1 por cento nos preços ao consumidor neste ano fiscal e de 1,3 por cento para o ano fiscal de 2018, destacando um desenvolvimento muito lento na pressão inflacionária.

As previsões, que o gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, usará para compilar o orçamento do próximo ano fiscal, mostram que a economia provavelmente continuará a se expandir de maneira confortável, a menos que haja um grande choque externo repentino.

A expectativa é que o consumo aumente 0,9 por cento no ano fiscal de 2017, acima da previsão anterior de 0,8 por cento divulgada em janeiro.

O investimento em habitação, por sua vez, deve crescer 0,8 por cento neste ano fiscal, bem acima da estimativa anterior de 0,1 por cento.

O governo também espera que as despesas de capital subam 3,6 por cento no ano fiscal de 2017, acima da estimativa anterior de um avanço de 3,4 por cento.

(Reportagem de Stanley White)