Bolsas

Câmbio

ANP publica edital e contrato da 14ª Rodada de licitações de blocos de óleo e gás

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta quarta-feira o edital e o modelo de contrato da 14ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, sob regime de concessão, marcada para 27 de setembro.

Serão ofertados 287 blocos nas bacias sedimentares marítimas de Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas e nas bacias terrestres do Parnaíba, Paraná, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Espírito Santo.

Apenas para ilustração, em uma hipótese de todos os blocos serem arrematados sem ágio, o bônus arrecadado com o leilão seria de aproximadamente 1,69 bilhão de reais.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, afirmou na véspera que os documentos passaram por aprimoramentos com relação às rodadas anteriores, em busca de atrair mais investidores, e que a expectativa é que a rodada atraia grande concorrência.

Dentre as mudanças, a 14ª Rodada retirou o conteúdo local como critério de oferta na licitação, uma antiga demanda das petroleiras, além de ter estabelecido royalties diferenciados para áreas de nova fronteira e bacias maduras com maiores riscos.

Os documentos, segundo a ANP, também trazem incentivo à atuação de fundos de investimentos, redução do patrimônio líquido mínimo para não operadoras, além de outras mudanças.

A realização da 14ª Rodada pela ANP foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em decisão publicada em abril no Diário Oficial da União.

(Por Marta Nogueira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos