Bolsas

Câmbio

Consumo de gás no Brasil cresce 13,4% em maio, diz Abegás

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de gás natural no Brasil cresceu 13,4 por cento em maio ante o mesmo mês do ano passado, para 62,82 milhões de metros cúbicos/dia, afirmou nesta quarta-feira a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Em relação a abril, houve uma alta de 2,5 por cento.

O movimento confirma sinais positivos observados no aumento da demanda, afirmou em nota o presidente-executivo da associação, Augusto Salomon.

"O consumo de gás natural é um importante termômetro da economia do país", disse ele.

Na indústria, o consumo de gás natural em maio teve um crescimento de 2,1 por cento em relação a abril e de 4 por cento na comparação com o mesmo período de 2016.

Já no segmento residencial, o consumo cresceu 9,1 por cento ante o mês anterior e avançou 24,8 por cento em relação ao mesmo período de 2016.

O segmento comercial manteve-se praticamente estável ante os números de abril, mas registrou uma queda de 8,2 por cento no comparativo com maio de 2016.

Com o acionamento das térmicas, em função do aumento da demanda por energia elétrica, o consumo na geração elétrica a gás natural apresentou alta de 56,4 por cento em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior e uma leve queda de 0,4 por cento ante abril, disse a Abegás.

Com a tendência de acompanhar o aumento da demanda termelétrica, o consumo no segmento de cogeração teve crescimento de 24 por cento em maio frente ao mesmo mês de 2016 e 7,6 por cento em relação a abril.

(Por Marta Nogueira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos