IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem leve alta com Braskem liderando ponta positiva

19/07/2017 11h02

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista tinha leve alta nesta quarta-feira, tendo as ações da Braskem liderando a ponta positiva após informação sobre início de conversas para revisão de acordo de acionistas, enquanto investidores acompanham o início da temporada de balanços.

Às 11:00, o Ibovespa subia 0,27 por cento, a 65.517 pontos. O giro financeiro era de 882,2 milhões de reais.

A temporada de divulgação de resultados corporativos, que começou nesta quarta-feira com os números da Weg, deve ganhar força na próxima semana, tomando o centro das atenções do mercado em meio à relativa calmaria do noticiário político, com o recesso no Congresso Nacional.

Apesar disso, o cenário político segue no radar, com os investidores de olho nas articulações do presidente Michel Temer para tentar avançar sua agenda de reformas enquanto busca apoio para barrar a denúncia por corrupção passiva na Câmara dos Deputados.

"Sem sinais de recuperação da atividade no curto prazo e, consequentemente, da arrecadação, torna-se cada vez mais certa a elevação de impostos", escreveram os analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.

DESTAQUES

- BRASKEM PNA tinha alta de 2,48 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa, após a Petrobras iniciar tratativas com a Odebrecht para revisar o acordo de acionistas da petroquímica, que busca aprimorar a governança corporativa e o relacionamento societário entre as partes.

- PETROBRAS PN subia 1,31 por cento e PETROBRAS ON avançava 0,74 por cento, acompanhando o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional. Também no radar estavam notícias sobre a empresa, como a licença obtida pela petroleira junto ao Ibama para iniciar a produção de óleo e gás natural em Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. [O/R]

- VALE PNA ganhava 0,89 por cento VALE ON tinha valorização de 0,64 por cento, em dia de ganhos para os contratos futuros do minério de ferro e após a suspensão da ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no caso da Samarco.

- JBS ON caía 1,27 por cento, entre os destaques negativos do Ibovespa. Os papéis da empresa têm mostrado bastante volatilidade desde a delação de seus executivos e com investidores atentos ao noticiário envolvendo a companhia e à espera de novidades sobre venda de ativos da controladora J&F Investimentos. Em um dos mais recentes desdobramentos, a Justiça em São Paulo extinguiu a ação popular contra Joesley Batista, um dos donos da JBS, por suposto lucro obtido com a venda de dólares antes da divulgação da gravação de conversa com o presidente Michel Temer.

- WEG ON tinha baixa de 0,5 por cento, devolvendo os ganhos iniciais, quando chegou a subir quase 1 por cento. A fabricante de motores elétricos e tintas industriais abriu a temporada de balanços, reportando lucro líquido de 272,2 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, alta de 6,7 por cento ante igual período do ano passado.

(Por Flavia Bohone)