Índices acionários europeus recuam com fortalecimento do euro

LONDRES (Reuters) - As ações europeias recuaram nesta sexta-feira, com o euro fortalecido decepcionando os lucros das empresas, numa semana bastante turbulenta.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 1,1 por cento, a 1.492 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,02 por cento, a 380 pontos.

O euro subiu para a máxima de dois ano nesta sexta-feira, fazendo com que as grandes exportadoras pesassesm sobre o STOXX 600. Na semana, esse índice acumulou retração de 1,7 por cento.

A perda semanal ocorreu depois que o STOXX 600 teve sua semana mais forte em mais em dois meses, indicando uma mudança brusca na confiança do investidor.

"Embora a temporada de resultados no ano passado tenha começado forte antes de piorar, a temporada atual está tendo um início decididamente fraco", afirmou o estrategista de patrimônio do Deutsche Bank, Wolf von Rotberg.

O índice francês CAC 40 recuou para a mínima desde o dia 21 de abril, logo antes da vitória no primeiro turno de Emmanuel Macron ter elevado as ações da França e da Europa.

O DAX da Alemanha caiu 1,7 por cento, pior desempenho diário em um mês e o mais baixo patamar desde abril.

A ação da Infineon levou o DAX para baixo, caindo 5 por cento depois que os analistas de Exane cortaram a ação para "underperform" (desempenho abaixo da média do mercado).

Os papéis do setor automotivo tiveram a maior queda, recuando 2,8 por cento, no seu pior dia em seis meses, depois que o fabricante francês de autopeças Valeo divulgou resultados decepcionantes e caiu 7 por cento, a maior queda do índice CAC 40.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,47 por cento, a 7.452 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,66 por cento, a 12.240 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,57 por cento, a 5.117 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,10 por cento, a 21.202 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,31 por cento, a 10.426 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,34 por cento, a 5.296 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos