IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Países produtores discutem acordo global sobre oferta de petróleo, diz Kuweit

21/07/2017 09h00

DUBAI (Reuters) - Os principais países produtores de petróleo vão discutir um acordo global sobre a redução da oferta, rever condições de mercado e examinar quaisquer propostas relacionadas ao acordo em um encontro na próxima semana, disse o ministro do Petróleo do Kuweit nesta sexta-feira.

Diversos ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores não membros irão se reunir na cidade russa de São Petersburgo na segunda-feira.

O Kuweit comanda o comitê conjunto ministerial da Opep e dos países não membros, conhecido como JMMC, que monitora o cumprimento do acordo para cortar 1,8 milhão de barris por dia em produção. Os cortes começaram em janeiro de 2017 e irão até março de 2018.

Além do Kuweit, o JMMC inclui Venezuela, Argélia, Arábia Saudita, Rússia e Omã.

O ministro do Petróleo do Kuweit, Essam al-Marzouq, disse à agência estatal de notícias Kuna que o encontro deve discutir "medidas para continuar a implementação do acordo e discutir qualquer sugestão dos países membros."

O comitê deve também submeter qualquer recomendação que aprovar aos países membros. O JMMC pode fazer recomendações à Opep e a outros países produtores para ajustar o acordo, se necessário.