IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade aprova aquisição de marca britânica The Body Shop pela Natura sem restrições

25/07/2017 12h08

SÃO PAULO (Reuters) - O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição da marca britânica The Body Shop pela Natura sem restrições, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).

Em 9 de junho, a fabricante brasileira de cosméticos entrou em negociações exclusivas com o grupo francês L'Oreal para compra de 100% da The Body Shop, em uma transação que pode movimentar 1 bilhão de euros, pagos integralmente.

A Natura finalizou a compra em 26 de junho, mas a operação ainda estava sujeita à aprovação de autoridades regulatórias no Brasil e nos Estados Unidos.

De acordo com parecer técnico divulgado no site do Cade, o negócio não gera preocupações concorrenciais, uma vez que a participação de mercado conjunta das empresas após a operação é inferior a 20%.

O documento cita, ainda, que o único segmento em que a participação conjunta seria superior a 20% é o de fragrâncias, mas a Natura já detinha mais que isso do mercado e o incremento trazido pela The Body Shop será "insignificante".

A operação também não deve afetar a distribuição de cosméticos e produtos de cuidados pessoais ou o acesso de fornecedores a canais de varejo porque Natura e The Body Shop dispõem de estrutura exclusiva de distribuição, conforme o parecer técnico.

(Por Gabriela Mello)