Índices acionários europeus sobem liderados por bancos e mineradoras

LONDRES (Reuters) - A força entre as empresas de commodities e ações bancárias e uma série de sólidos resultados de empresas fizeram com que as ações europeias subissem nesta terça-feira.

O índice FTSEurofirst 300 avançou 0,51 por cento, a 1.497 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,41 por cento, a 381 pontos.

A temporada de balanços continua e é o centro das atenções para os investidores de ações, embora o foco também esteja na reunião de dois dias do Federal Reserva, banco central norte-americano, que começa nesta terça-feira.

As expectativas são de que o Fed deve aguardar o quarto trimestre antes de aumentar a taxa de juros, já que os dados econômicos dos EUA foram mais fracos do que o esperado.

A temporada de resultados das empresas ganhou força com o grupo britânico de mídia empresarial Informa e a empresa holandesa Randstad, com alta de 2,7 e 4,9 por cento, respectivamente, após resultados bem-recebidos.

Entre os bancos com boa perfomance, o Raiffeisen se destacou, com um aumento de 6,8 por cento, depois que o lucro do segundo trimestre triplicou para 365 milhões de euros (425,41 milhões de dólares), ajudado por reduções nas provisões para dívidas incobráveis.

A minedora Antofagasta registrou o maior ganho do STOXX, já que o setor foi impulsionado por um aumento nos preços do cobre.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,77 por cento, a 7.434 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,45 por cento, a 12.264 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,65 por cento, a 5.161 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,61 por cento, a 21.457 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,74 por cento, a 10.523 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,38 por cento, a 5.283 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos