IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da construção tem leve alta em julho, diz FGV

26/07/2017 08h54

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da construção brasileira registrou leve alta em julho, com melhora tanto da avaliação atual quanto das perspectivas no curto prazo, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) do Brasil registrou alta de 0,4 ponto e foi a 74,6 pontos. No mês passado, o índice já havia subido 0,2 ponto.

"O avanço do ICST fortalece a percepção de que o pior momento da crise ficou para trás", destacou a coordenadora de projetos da construção da FGV/IBRE, Ana Maria Castelo, por meio de nota.

Embora tenha apresentado alta em julho, o índice de confiança está apenas sete pontos acima do mínimo histórico e 25 pontos abaixo da média.

"O lento crescimento e as idas e vindas da confiança nos últimos meses sinalizam um quadro ainda bastante frágil para a atividade da construção, no qual as bases para retomada ainda não estão garantidas", disse Ana Maria.

No ICST, o Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 0,3 ponto, para 85,1 pontos, com o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) também avançou, alta de 0,5 ponto, a 64,4 pontos, devido à melhora do indicador que mede a situação dos negócios correntes.

Já o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor avançou 0,3 ponto percentual em julho, para 61,8 por cento.

A FGV informou também que o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC-M) variou 0,22 por cento em julho, abaixo do observado em junho, quando teve oscilação de 1,36 por cento.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)