IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo questiona distribuidoras sobre demanda para leilões de energia em 2017

28/07/2017 10h04

(Reuters) - O governo abriu prazo para que as distribuidoras de eletricidade apresentem projeções de demanda para os próximos anos, com o objetivo de avaliar a necessidade de realizar leilões em 2017 para contratação de novos projetos de geração, segundo portaria do Ministério de Minas e Energia publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

As distribuidoras deverão apresentar em até 30 dias informações sobre o quanto precisariam comprar em energia para os anos entre 2018 e 2023 a fim de atender à demanda dos consumidores em suas áreas de concessão.

Segundo o ministério, o chamado às distribuidoras tem como objetivo "definir a programação, para 2017, dos leilões de compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração e dos leilões de compra de energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes".

Investidores em geração e governadores têm pressionado o governo a anunciar leilões para contratar novas usinas, mas o Ministério de Minas e Energia tem dito que pretende realizar uma avaliação sobre a demanda antes de agendar licitações.

(Por Luciano Costa)