IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério da Agricultura cria comissão para aperfeiçoar inspeção de produtos de origem animal

09/08/2017 10h01

SÃO PAULO, 9 Ago (Reuters) - O Ministério da Agricultura anunciou a criação, sob o âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária, da Comissão Científica Consultiva em Tecnologia de Produtos de Origem Animal, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9).

A criação da comissão ocorre em meio à suspensão de importações de carne bovina brasileira pelos Estados Unidos, devido a problemas decorrentes da vacina contra a febre aftosa, em um ano já marcado pela operação Carne Fraca da Polícia Federal, que jogou o setor de proteínas do país em uma crise de credibilidade.

A Comissão será responsável por emitir pareceres e fornecer subsídios técnico-científicos em tecnologia de produtos de origem animal e subsidiar tecnicamente na definição de critérios de processos e produtos de origem animal.

Além disso, a Comissão poderá "elaborar propostas de normas que contribuam para o aperfeiçoamento da inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de produtos de origem animal".

Conforme a portaria, o órgão será composto por integrantes especializados na inspeção de produtos de origem animal, "sendo que o seu coordenador deverá ter conhecimento tecnológico nas áreas de carnes de ruminantes, equídeos, suídeos e aves, bem como de leite, mel, ovos e pescado".

A designação dos membros da Comissão ficará a cargo do secretário de Defesa Agropecuária.