PF e MPF investigam desvio de R$850 mil do Programa Bolsa Atleta
(Reuters) - O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta sexta-feira, uma operação conjunta para investigar suposto desvio de 850 mil reais do Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, informou a Procuradoria da República em comunicado.
A chamada operação Havana cumpre 10 mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão, e tem como objetivo apurar a suspeita de que um ex-coordenador do programa Bolsa Atleta teria criado 25 "atletas fantasmas" para receber recursos de forma indevida.
"Foi possível constatar que os valores referentes a esses supostos beneficiados estavam sendo depositados em seis contas. O titular de uma delas era o próprio coordenador do Bolsa Atleta. Outra, tinha como titular a sua irmã", afirmou a Procuradoria em comunicado, acrescentando que a fraude foi descoberta em 2012.
O Bolsa Atleta é um programa que patrocina esportistas de alto rendimento, que conseguem bons resultados em competições nacionais e internacionais, incluindo Olimpíadas, com valores que podem chegar a até 15 mil reais por mês.
Segundo a procuradoria, o propósito das medidas cautelares cumpridas nesta sexta-feira é reunir mais provas sobre o funcionamento do esquema, bem como esclarecer o vínculo dos titulares das contas beneficiadas com os desvios do recursos públicos.
(Por Maria Clara Pestre, no Rio de Janeiro)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.