IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chile rejeita projeto de US$2,5 bi de cobre e ferro; empresa promete recorrer

21/08/2017 19h04

SANTIAGO (Reuters) - O governo chileno rejeitou nesta segunda-feira um controverso projeto de ferro e cobre de 2,5 bilhões de dólares proposto pela empresa privada Andes Iron, embora a companhia tenha prometido entrar com recurso.

O comitê de Ministros do Chile, uma junção de importantes autoridades políticas que decidem sobre o destino de projetos controversos, apontou inúmeras falhas no projeto Dominga, que poderia produzir 12 milhões de toneladas de ferro e 150 mil toneladas de cobre anualmente.

A avaliação prolongada para o Dominga gerou críticas da comunidade de negócios chilena, bem como muitos políticos conservadores, que alegam que a política teve um papel exagerado no processo.

"Há deficiências nas informações básicas e insuficiências nas medidas de mitigação, compensação e reparação, significando que nós acreditamos que os eventuais impactos não foram estudados corretamente", disse o ministro do Meio-Ambiente do Chile, Marcelo Meno, a jornalistas.

O projeto teria provavelmente um impacto significativo na reserva de pinguins de Humboldt, acrescentou ele.

Em uma coletiva de imprensa após a decisão, o presidente da Andes Iron, Ivan Garrido, prometeu entrar com recurso e criticou a decisão como arbitrária e motivada politicamente.

(Por Fabian Cambero; reportagem adicional de Gram Slattery)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447765))

    REUTERS LM LGG