IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia da zona do euro cresce em ritmo mais robusto no 2º tri e confirma expectativas

07/09/2017 09h19Atualizada em 07/09/2017 16h57

BRUXELAS (Reuters) - A economia da zona do euro cresceu em ritmo robusto de 0,6% no segundo trimestre em comparação com o primeiro, informou nesta quinta-feira o escritório de estatísticas da União Europeia, confirmando estimativas anteriores e também as expectativas do mercado.

De acordo com o Eurostat, a expansão econômica do bloco de 19 países que adotam o euro como moeda acelerou para 0,6% no trimestre encerrado em junho, após um crescimento saudável de 0,5% nos três primeiros meses deste ano.

O escritório de estatísticas ainda revisou para cima os números sobre o crescimento da zona do euro em uma base de comparação anual.

Conforme o Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco teve expansão de 2,3% no segundo trimestre, e de 2% no primeiro, acima das projeções anteriores de 2,2% e 1,9%, respectivamente.

O percentual divulgado para o segundo trimestre também ficou acima da previsão média de economistas ouvidos pela Reuters, de alta anual de 2,2%.

Os dados finais sobre o crescimento do PIB no segundo trimestre confirmam a condição saudável da economia da zona do euro, uma notícia positiva para o Banco Central Europeu (BCE) e que deve abrir espaço para uma redução dos estímulos monetários, embora a inflação abaixo da meta e o euro forte compliquem a perspectiva.

(Por Francesco Guarascio)